top of page

A internet das coisas: um passo para o futuro

Você já deve ter ouvido o termo “internet das coisas” por aí, mas você sabe o que é?


Com os avanços tecnológicos, a internet tem se tornado cada vez mais acessível, tanto que já é possível conectá-la com objetos que encontramos na nossa própria casa. Geladeiras, óculos, elevadores, relógios e carros são alguns exemplos de coisas que estão ganhando cada vez mais funções e interações mais complexas, podendo até se comunicarem entre si e com o usuário!


A internet das coisas funciona como uma grande rede de dispositivos conectados e surgiu em 1999, na virada do século. A IoT (Internet of Things) tem o objetivo de facilitar o cotidiano das pessoas aprimorando os objetos do dia a dia.


Quando se fala em internet das coisas, literalmente qualquer coisa pode entrar nessa categoria! Parece até coisa do futuro, mas cada vez mais é algo próximo da nossa realidade. A Smart Tv que temos em nossas casas, é um objeto que se conecta a internet, com ela acessamos serviços como Netflix, YouTube e Spotify de modo direto, sem ter que ligá-las ao computador ou celular.


A IoT tem inúmeras possibilidades, podendo beneficiar tanto a área da saúde, quanto a área da agricultura. Os grandes desafios da expansão dessa tecnologia são a infraestrutura e a segurança para que as pessoas não virem reféns dela. Porém, é algo que promete melhorar a vida da sociedade e fomentar a inovação.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Adoro Robótica
  • Instagram Adoro Robótica
bottom of page