top of page

A importância do Xadrez nas escolas


O xadrez é um jogo intelectual que pode ser exercitado entre duas pessoas ou equipes, onde as peças se movimentam de acordo com as leis convencionais e após um número variável de lances, a partida termina quando o rei do oponente está na posição de xeque-mate. Sendo esse o objetivo do jogo para vencer a partida.


O jogo envolve muitas áreas do intelecto humano e por isso cada vez mais esse esporte vem sendo praticado nas escolas, seja como aula extra curricular ou na matriz curricular. O xadrez desenvolve nos alunos habilidades como memória, raciocínio lógico e concentração, além de conversar com outras disciplinas como Matemática, História, Geografia e etc, servindo como um ótimo apoio pedagógico.


Na matemática, os alunos vão explorar os movimentos das peças no tabuleiro e associar com noções de geometria e suas dimensões. Na história, a origem do xadrez será uma questão a ser trabalhada. Na geografia, a localização de onde veio o xadrez pode ser tratada.


O aspecto pedagógico de inserir o xadrez nas escolas é buscar, de forma lúdica, preparar os alunos para tomar decisões de forma lógica, trabalhando o desenvolvimento mental e psicológico. É uma excelente ferramenta para a formação dos estudantes, seja em suas vidas acadêmicas ou no futuro.


Conta para a gente aqui nos comentários o que você acha dessa prática nas escolas!



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Adoro Robótica
  • Instagram Adoro Robótica
bottom of page