top of page

A Revolução do Big Data


A tecnologia que tem revolucionado mundo à fora permite hoje que interfaces de Inteligência Artificial aumentem o número de informações que têm disponível sobre seus usuários; a conectividade e a Internet das Coisas a torna ainda mais útil. Sim, o big data (em português algo parecido com “grandes dados”) é muito importante para que empresas e tecnologias possam se dar bem em seus respectivos setores e pesquisas, tal como áreas da saúde, educação e segurança pública.


Armazenar dados em uma nuvem para serem utilizados na melhoria de serviços ou produtos é, atualmente, uma “mão na roda”. A Robótica, por exemplo, se beneficia do fato de poder, a partir de então, criar máquinas com respostas mais instantâneas e personalizadas, capazes de reconhecer com quase absoluta exatidão as ações dos indivíduos, mesmo quando implícitas.


Embora dados sejam coletados com significativa eficiência, é preciso mais do que só- armazená-los para que eles sejam realmente relevantes. Sistemas de IA serão responsáveis por selecionar e filtrar o que for de maior interesse para o desenvolvimento do serviço que se espera alcançar. Essa filtragem recebe o nome de data mining e pode ser considerado, verdadeiramente, um trabalho de “mineração”.


O crescimento do número de profissionais especializados na análise e no melhor aproveitamento dos dados só nos demonstra que estamos chegando ao ápice de uma revolução digital que valoriza como nunca antes feito aqueles que permanecem grande parte do seu tempo em frente a um computador com números e linguagens de programação na tela. Com toda a certeza, é um momento glorioso para os data scientist.


Gostou do texto? Compartilha aí e nos diz o que achou! Sua opinião é muito importante para nós.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Adoro Robótica
  • Instagram Adoro Robótica
bottom of page