top of page

Adoro Robótica na FEIPLASTIC!

O Movimento Plástico Transforma é uma iniciativa que tem como objetivo principal mostrar as diferentes formas que o uso do plástico pode assumir diariamente quando integrado à tecnologias e à criatividade.


O plástico é um dos materiais com maior potencial de reuso no mundo e, quando ligado com a Cultura Maker, ele pode assumir qualquer forma, permitindo cada pessoa a criar seu próprio projeto e reaproveitar o plástico da melhor maneira possível.


Em julho, estivemos presentes na 4° Edição do PlastCoLab expondo 3 projetos incríveis que unem o plástico e a robótica. Confira abaixo o que a gente levou:


Impressora 3D - é um processo de impressão em camadas que derrete o plástico e por meio de modelagem você consegue imprimir qualquer objeto. Os principais tipos de filamentos de plástico para a impressora 3D são: PLA, ABS, PE, entre outros. Alguns tipos podem ser biodegradáveis e todos eles são recicláveis.


Braço robótico automatizado com arduino - ilustra as possibilidades que o plástico pode assumir dentro da área maker, principalmente quando aliado com arduino, que é muito utilizado para prototipagem, automatização e etc.


Prótese humana impressa 3D – mais uma das opções que tem dentro do mundo das impressões 3D, podem ser biônicas ou não (ligadas a sensores) e fazem de parte de um projeto de próteses de baixo custo, aliando o uso do plástico e da impressora 3D na medicina, além de ter uma pegada social por ser um material mais acessível.


Robô da Lego que resolve cubo mágico – é um kit de robótica da Lego todo feito de plástico, o que nos possibilita trabalhar robótica, mecânica, engenharia e física sem utilizar ferramentas pesadas de uma forma lúdica. Ele funciona da seguinte maneira: quando o cubo é colocado na plataforma do robô, um sensor infravermelho (de presença) lê a presença do cubo e dá o comando para o leitor RGB (sensor de cor) iniciar o mapeamento de todas as cores e todas as faces do cubo, após a leitura concluída, as informações são mandadas para o BRICK (computador do robô) onde ele é programado com um cálculo para que independente das posições das cores ele possa resolver o cubo mágico, você acredita que o cálculo leva questões de segundos e o cubo é montado em média de um minuto?!


A PlastCoLab é um espaço itinerante, iniciativa do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, criado a partir da parceria entre a Braskem - maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, a ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico e outras empresas da indústria do plástico.Confira o site deles para saber quando eles vão passar pela sua cidade: www.plasticotransforma.com.br


Uma experiência muito rica em conhecimento e muita diversão para toda a família de como o plástico impacta a nossa vida!



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Adoro Robótica
  • Instagram Adoro Robótica
bottom of page