top of page

Ganhos na Aprendizagem da Robótica


Através da interdisciplinaridade, a robótica tornou-se facilitadora do processo de ensino.

Ganhando espaço nas escolas e cursos, a robótica proporciona novos caminhos e metodologias de ensino, através de uma pedagogia voltada ao aprendizado criativo, lógico, divertido, dinâmico e, principalmente, interdisciplinar; é estimulante de estratégias inovadoras e atraentes, aperfeiçoa o processo educacional, melhora o desempenho do aluno e desperta uma maior proximidade dele com o professor, mediador desse processo.

Sendo assim, o aluno consegue aprender e interiorizar conteúdos que, por muitas vezes, são de difícil compreensão em aulas tradicionais. Conceitos de Matemática e Física, por exemplo, são mais facilmente assimilados no ensino fundamental e médio - que tem essas disciplinas - quando o aluno tem contato com a robótica desde cedo, o que, na educação infantil, contribui para o desenvolvimento do seu raciocínio lógico.

Para tanto, projetos com estrutura mecânica, eletrônica e de programação são ferramentas utilizadas para estimular, de maneira ampla e significativa, a criatividade e o aprimoramento das competências e habilidades do aluno. Além disso, promovem a união de diversas áreas, a associação entre conhecimentos e a introdução de conceitos essenciais para a formação da personalidade, como respeito a opiniões, autonomia, capacidade argumentativa, trabalho em equipe e consciência de sustentabilidade, principais ganhos que se tem com a aprendizagem da robótica.

 

Fabiola Adami

Professora Adoro Robótica

Licenciatura em Matemática

Esp. em Matemática - Conceitos e Aplicações


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Adoro Robótica
  • Instagram Adoro Robótica
bottom of page