top of page

A Informação Muda


Estamos o tempo inteiro expostos à informação, seja por meio da televisão, rádio, telefone ou internet. Essa informação é organizada e processada de modo que possua o mínimo possível de distorções e possa ser armazenada e transportada através dos equipamentos tecnológicos. (Para mais, leia o nosso post sobre big data aqui no blog)


Em um estudo bastante conhecido, o matemático e engenheiro Claude Shannon (1916-2001), na época funcionário da Bell Company, elabora a chamada Teoria Matemática da Comunicação, ou Teoria da Informação, e nela propõe fórmulas e algoritmos que ajudassem à medi-la, o que mais tarde gera o bit, a menor unidade da informação, da tentativa de quantificá-la.


Outro grande gênio, Alan Turing, sem saber a extensão que tomaria, inventa uma máquina gigantesca que, na época da Segunda Guerra Mundial, fora responsável por decifrar códigos que o exército nazista mandava a seus soldados, contribuindo para a existência do computador como conhecemos hoje.

(Para quem não conhece a história desse grande inventor, recomendo aqui o filme O Jogo da Imitação)


Seja Marconi com o sistema de telegrafia sem fios (TSF), Graham Bell com o telefone ou Turing com o computador, a forma como a informação é propagada mudou muito e continua mudando e para muitos pesquisadores estamos bem avançados no que se refere a uma definição mais ampla dela.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Adoro Robótica
  • Instagram Adoro Robótica
bottom of page